Notícias

Acompanhe as últimas notícias da Ottobock no Brasil e no mundo

Reserve um momento e leia as últimas histórias de pessoas que usam nossos produtos, eventos que a Ottobock desenvolve ou participa e organizações que estão fazendo um ótimo trabalho. Fique a vontade para compartilhar algo interessante com seus amigos e familiares. E se você tem algo para compartilhar com a gente, por favor, entre em contato conosco.


02/22/16

REabilitar

Com freqüência temos nos deparado no cotidiano com situações em que, apesar do aparelho ter sido confeccionado com produtos de qualidade a pessoa com deficiência não desenvolve a sua reabilitação de forma completa.

Este tipo de problema pode ter as mais diversas origens. Senão vejamos, a indicação do equipamento deve respeitar uma série de parâmetros, considerando não só do ponto de vista médico, de reabilitação, mas também de confecção do equipamento pelo técnico ortopédico. Nos dias atuais a complexidade de componentes à disposição dos profissionais é muito grande, sendo naturais dúvidas no momento da prescrição e atendimento desta população.

Como sabemos, no Brasil não temos instrução formal na área da ortopedia técnica. Desta forma, ocorre uma série de distorções na transmissão empírica das técnicas de confecção dos equipamentos. Os profissionais da equipe multidisciplinar de reabilitação sentem falta de uma orientação mais aprofundada sobre a avaliação e prescrição da melhor solução a ser concedida ao paciente.

Assim, sob a ótica destas variantes, desenvolvemos o Reabilitar - um simpósio Itinerante de formato dinâmico e multidisciplinar que visa reunir especialistas no segmento de medicina, ortopedia técnica e reabilitação para discutir soluções e inovações tecnológicas aplicáveis aos indivíduos com mobilidade reduzida.

O Reabilitar é um programa regular itinerante de encontros científicos que além de ser um fórum de discussão para intercâmbio de informações, troca de conhecimentos e experiências, visa também contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais do setor de reabilitação física e motora. O evento tem um público médio anual de 800 pessoas, em todo país.

Desde a sua fundação em 1919, na Europa, a empresa Ottobock desenvolve em parceria com cientistas e institutos de pesquisa internacionais, produtos e sistemas inovadores, funcionais e de alta tecnologia para pessoas com mobilidade reduzida. No Brasil, há décadas, com o compromisso de desenvolvimento do mercado de tecnologia assistiva e de trabalho neste universo tão desafiador que é o processo de reabilitação, milhares de pessoas tiveram suas vidas modificadas graças aos produtos e serviços da Ottobock, que são sinônimos de segurança, independência e qualidade de vida.

OBJETIVOS

  • Promover simpósio com palestras técnico-científicos, ministrados por especialistas conceituados no segmento de medicina, ortopedia técnica e reabilitação. Entre os principais temas abordados estão amputações: etiologia e técnicas cirúrgicas; cadeira de rodas e adequação postural; próteses ortopédicas e órteses neurológicass; pés neuropáticos - prevenção e tratamento, entre outros.
  • Promover o intercâmbio cultural científico entre os participantes;
  • Proporcionar visibilidade e fortalecimento institucional das marcas que apóiam o projeto Reabilitar como fonte de informação no segmento de reabilitação e cuidados da pessoa com deficiência.

OBS: A intenção do Reabilitar não é a obtenção de lucro, entretanto se busca a auto sustentabilidade desta atividade. Para tanto é possível a incorporação de parceiros patrocinadores do projeto e da cobrança de uma taxa de inscrição para os participantes, com intuito de custear as despesas operacionais dos palestrantes e do staff de apoio, bem como providenciar a infraestrutura e pilares estruturais operacionais do evento. Antecipadamente a empresa Ottobock se demonstra bastante flexível e aberta à discussão sobre o tema.

PÚBLICO-ALVO / PARTICIPANTES

O evento é direcionado as profissionais de saúde (redes pública e privada) envolvidos na reabilitação das pessoas com deficiência física: médicos: ortopedistas, fisiatras, cirurgiões vasculares, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e corpos administrativos.

Um diferencial do Encontro Reabilitar é o fato de ser focado em profissionais que já atuam em entidades e centros de reabilitação de expressividade regional, na cidade onde o evento normalmente é realizado. Informação importante: o projeto Reabilitar é apoiado por órgãos governamentais: Ministério da Saúde- SUS e o Ministério da Previdência Social- INSS, responsáveis pela concessão dos equipamentos de reabilitação e meios auxiliares de locomoção em todo território nacional, o que ratifica o trabalho sério da empresa Ottobock no nosso país, sempre norteado pelo respeito, profissionalismo, ética e seriedade.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA / MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

Dentre os palestrantes participantes da grade científica sempre estão presentes médicos e profissionais de reabilitação com referencia regional e do cenário nacional. A grade científica tem alterações de acordo com o perfil regional e a disponilidade de agenda dos profissionais.