Indicações

Osteoartrite

O desgaste do punho (osteoartrite) constitui uma deterioração da cartilagem que cobre as superfícies articulares. O dano cartilaginoso, e também ósseo em estados mais avançados, desenvolve-se paulatinamente, provocando deformação e rigidez dolorosa do punho. As causas dos sintomas de desgaste do punho podem ser uma sobrecarga da articulação, posicionamento inadequado da articulação ou uma lesão prévia (trauma). Podem ocorrer os seguintes sintomas:

  • Rigidez articular, principalmente de manhã
  • Inchaço articular
  • Dor durante movimento e em repouso
  • Perda da força
  • Articulação crepitante
  • Hipertermia (calor excessivo)
  • Dor à pressão local

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune de causa ainda desconhecida. Sabe-se que atinge até 2% da população europeia e que as mulheres são três vezes mais afetadas que os homens. Essa doença causa a inflamação de várias articulações, incluindo a do punho. A membrana sinovial é afetada primeiro, mas a inflamação logo se espalha para os ossos, cartilagem e ligamentos. A artrite reumatoide ocorre normalmente em fases com diminuição da dor nos intervalos entre elas. Durante uma fase aguda, que pode durar semanas ou até meses, o punho apresenta inchaço, hipertermia e, frequentemente, vermelhidão. Também são frequentes a rigidez articular de manhã, mobilidade limitada e outros sintomas gerais mais ou menos pronunciados.

Sobrecarga

A sobrecarga resulta frequentemente em uma irritação do punho. A aplicação de uma carga excessiva sobre a articulação é uma das causas mais frequentes. Os sintomas incluem vermelhidão, inchaço e dor em repouso ou em movimento. Em alguns casos, também pode ocorrer uma tenossinovite.

Tenossinovite

A inflamação do tendão e da bainha tendínea é uma doença muito comum hoje em dia, sendo conhecida pela maioria das pessoas. As causas mais frequentes são a sobrecarga aguda ou crônica resultante de movimentos repetitivos, bem como de lesões menores (microtrauma). Os indivíduos afetados apresentam os seguintes sintomas:

  • Dor à pressão ao longo do trajeto dos tendões e músculos
  • Hipertermia (calor excessivo), inchaço e vermelhidão
  • Dor induzida por carga
  • Espessamento do tendão afetado

Instabilidade

Uma sensação de instabilidade no punho afeta primariamente mulheres entre 20 e 40 anos de idade, como resultado de uma instabilidade ligamentar ou sobrecarga. A aplicação de carga sobre um punho instável pode causar dor, que irradia para o antebraço. Além disso, frequentemente há a presença de estalos durante a movimentação do punho.

Síndrome do túnel carpal

Na síndrome do túnel carpal, há o "pinçamento de nervos" da mão. Essa doença é causada por um estreitamento do túnel do carpo. Os nervos que passam pelo túnel do carpo sofrem uma compressão devido ao inchaço tecidual decorrente, por exemplo, de uma inflamação ou sobrecarga. Primariamente, é afetado o nervo mediano.

Um sintoma característico deste quadro clínico é o agravamento da dor à noite. Com a progressão da doença, surge uma sensação de dormência principalmente nos dedos polegar, indicador e médio. Dificuldade de manipulação, sensação de fraqueza e perda de força muscular na mão – frequentemente na eminência tenar do polegar – também ocorrem com frequência. Aproximadamente 80% dos casos de síndrome do túnel carpal envolvem mulheres de meia-idade.

Entorse

As entorses do punho, frequentemente causadas pela aplicação de força indireta como na queda sobre a mão estendida, resultam em estiramento dos sistemas ligamentar e capsular. Os sintomas podem incluir inchaço, dor ao movimentar, às vezes hematomas, função limitada e diminuição da força.

Diagnóstico

Em primeiro lugar, o médico examina as articulações do punho quanto à presença de inchaço e deformação, força de preensão e mobilidade. A intensidade da dor também é discutida. Conforme o caso, podem ser aplicados os seguintes métodos de tratamento e testes:

  • Raios X
  • Tomografia computadorizada
  • Cintilografia óssea
  • Imagem por ressonância magnética (IRM)
  • Artroscopia
  • Testes neurológicos

Tratamento

O tratamento depende da causa das queixas relacionadas ao punho. Em muitos casos, é suficiente o resfriamento da mão por um tempo ou mantê-la imobilizada, evitando todo e qualquer movimento. Porém, em alguns casos, a cirurgia da mão afetada é necessária. Órteses e suportes podem ajudar a aliviar a dor e estimular a cicatrização.


Abaixo, apresentamos exemplos de produtos usados na ortetização. Se um produto é realmente adequado para você ou se você terá condições de aproveitar plenamente a funcionalidade do produto dependerá de vários fatores diferentes. Sua constituição corporal, condição física e um exame médico detalhado também são fatores importantes. Seu médico ou o seu técnico ortopédico também decidirá qual a ortetização mais apropriada para você. Teremos muito prazer em apoiá-lo.


Produtos correspondentes